segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Informativos


Alimentos Funcionais Prometem mais Produtividade


Alimentar e fornecer energia para o organismo é pouco se a ciência já identificou em determinados alimentos o potencial de modular a função metabólica, com propriedades preventivas e curativas. Aparentemente revolucionário, o conceito não tem nada de novo. Há alguns milhares de anos as culturas grega, chinesa, indiana e egípcia já praticavam o ritual da comida-remédio. O que chama a atenção, hoje, é o avanço científico na área e o espaço cada vez maior que os alimentos funcionais ocupam na mesa do brasileiro.

A expressão alimentos funcionais designa os alimentos que têm na composição ingredientes capazes de afetar beneficamente uma ou mais funções do corpo, além de nutrir. Avanços científicos e oportunidades comerciais à parte, todos os dias são anunciadas novas funcionalidades e poderes deste ou daquele alimento que não precisa de processamento para chegar à mesa. Tomate, alho, frutas vermelhas, castanha-do-pará, maçã, linhaça e iogurte estão entre as vedetes da alimentação funcional. Mas não dá para esquecer o azeite de oliva, peixes e frutos do mar, soja e cenoura. A lista é grande.

Além disso, as gôndolas de supermercados ainda oferecem leite enriquecido com ferro e ômega-3, ovos e margarina com menos colesterol, amido de milho com vitaminas e pães enriquecidos com fibras. Esses são apenas alguns exemplos de produtos para melhorar a saúde que as inovações da indústria alimentícia disponibilizam para o consumidor. Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (Abia), o mercado de alimentos funcionais processados já registra participação de 15% no volume total de negócios de alimentação no País.

Já a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aponta um crescimento médio anual do segmento da ordem de 20%. Os números parecem surpreendentes, mas, na verdade, ainda são tímidos diante do extraordinário vigor desse mercado nos Estados Unidos e no Japão, por exemplo. A Sociedade Brasileira de Alimentos Funcionais (Sbaf) estima que em todo o mundo o potencial de vendas anuais seja de US$ 70 bilhões.

Alimento ‘in natura’ é fonte concentrada

Os alimentos processados, enriquecidos com elementos bioativos, “ajudam a compor uma dieta mais saudável, mas, sozinhos, não são capazes de potencializar o metabolismo e fazer o corpo trabalhar melhor”, explica a nutricionista Alessandra Rodrigues. A especialista em nutrição funcional observa que, para se obter desses alimentos efeitos preventivos e curativos, é necessária a ingestão em grandes quantidades.

Por isso, assinala, o melhor caminho é usar e abusar da biodisponibilidade ‘in natura’ e trazer para o cotidiano aqueles alimentos que apresentam naturalmente uma concentração elevada de elementos bioativos. Esses alimentos oferecem resultados que ultrapassam os benefícios de dietas destinadas apenas a controlar o peso. Se consumidos em quantidades que podem fazer parte da dieta normalmente, fortalecem a memória, aumentam a imunidade, retardam o envelhecimento e previnem o câncer, por exemplo.

A nutricionista Alessandra pontua ainda que os alimentos funcionais devem ser consumidos em qualquer idade. Segundo ela, a crescente conscientização quanto à importância de uma alimentação adequada e a mudança de padrão alimentar da sociedade contemporânea permitem, mais que combater determinados males, estimular desde a infância os melhores hábitos. “Com o conhecimento ampliado sobre, por exemplo, as melhores fontes de antioxidantes, teremos nas próximas gerações bebês e adultos muito mais saudáveis”, afirma.

Campeões de Funcionalidade

Alimentos e suas funções :



• Tomate Antioxidante -
previne o câncer e impede a formação do mau colesterol.

Protege contra os males de Alzheimer e Parkinson. São recomendadas duas unidades por dia.

• Alho -
Ativa o sistema imunológico e combate vírus, bactérias e fungos que causam infecções. Ajuda a baixar os níveis de açúcar no sangue. Ação antioxidante - controle do câncer, com os compostos fitoquímicos (alicina e ajoeno). Consumir de 600 a 900 miligramas (cru)

• Linhaça -
Baixa o mau colesterol e a taxa de triglicérides. Revitaliza funções físicas e mentais com seus ácidos graxos, ômega 3. Recomendável uma colher de sopa (semente) diária

• Frutas vermelhas -
Previne o envelhecimento precoce das células. Tem propriedades antiinflamatórias, antialérgicas e anticancerígenas. Contém ácido elágico. Um copo de suco por dia é recomendável

• Soja -
Previne e atenua os sintomas da menopausa e diminui o risco de tumores relacionado a hormônios. Protege contra a osteoporose. 25 a 60 gramas por dia é a quantidade recomendada (texturizada ou em grão).

• Peixe -
Previne e controla doenças cardiovasculares.

Fortalece a imunidade. Ácidos graxos ômega 3 Posta pequena

• Castanha-do-Pará -
Reduz a produção de radicais livres e estimula o sistema imunológico.

Desacelera o envelhecimento e reduz o risco de doenças cardíacas. Vitamina E e selênio Uma unidade


Fonte: Canal RH - Por Valéria Ignácio




2009 - Consciência Soluções e Tecnologia - Todos os Direitos Reservados
Unidade Botucatu - Fone/fax: +55 (14) 3112.9200 / Unidade São Paulo - Fone/fax: +55 (11) 3853.9510

NISTO EU CREIO

NISTO EU CREIO


Lindas Mensagens !Click na imagem







A todas as mulheres que visitarem este blog, Deus a abençoe sempre!

Como Ester, no harém de Assuero, você é uma das dez prediletas do Rei.E não é simples encontrar 10 mulheres como você.A sua beleza não está somente nos cabelos ou nos acessórios que usa.Vem de dentro e exala o perfume do Espirito Santo, por onde passa.Bem aventurado o homem que encontrou uma mulher assim.O que dispensou, anda perdido até hoje como se tivesse embriagado por bebida forte.Mas assim como Rute, vc será amada por um homem de Deus que entregará tudo que tem para te ter.Como mulher eleita, envie esta mensagem para 10 amigas e p/ mim se achar que mereço.Se não enviar, não vai acontecer nada.Vc só perderá a oportunidade de fazer alguém se sentir tão bem como vc está se sentindo agora.Pois a Palavra do Senhor é Luz para o nosso caminho.Se por acaso esta mensagem chegar a você duas vezes, saberá que recebeu a porção dobrada!Semana de vitórias e muita experiência com Deus.

VC É BENÇÃO EM NOSSAS VIDAS

Free hi5 Cursors I got my cursor from: hi5 Cursors